sábado, novembro 25, 2006

Cheira a Natal

Eu adoro o Natal! Mais propriamente estas semanas que antecedem o Natal. Claro que o que eu gosto é da ideia romântica! (Mas a realidade também serve!...) As pessoas na rua com grandes sorrisos, os cânticos de natal que se ouvem a cada esquina, o “lembrar os amigos e família e pensar naquilo que mais gostariam de receber”, escrever (e fazer) postais de Natal… E se estiver tudo salpicado de neve e um friozinho no ar, melhor ainda!

Este fim-de-semana começa pomposamente em Helsinki a época natalícia. E o meu dia foi passado na cidade a gozar este espírito que se respira mais forte por terras nórdicas.
Comecei pelo bazar (o primeiro de muitos até ao grande dia) anglicano! Imaginem assim uma comunidade religiosa, simpática, perdida na Inglaterra! Mas daquelas dignas de um filme ou um livro, tudo perfeito, em harmonia, muitos sorrisos… Foi isso mesmo que encontrei. Uma espécie de grande família (a comunidade anglicana tem apenas cerca de 50 membros) que abre as portas da sua “casa” numa espécie de convite aos amigos. Um ambiente descontraído com gente de todas as idades que se me dirige sempre em inglês. Cada pessoa ajudou a fazer algo para o bazar: artesanato, bolos, postais… E todos se juntam com uma alegria contagiante. Até o “vicar” estava lá. Gostei mesmo.
Depois, tempo de ir ao Mercado de S. Martinho, grande mercado da Estónia, com artesanato, música, comida…enfim, tudo a que um mercado tem direito. E, não resisti a comprar um dos famosos barretes estónios (quem já foi a Tallinn sabe do que estou a falar). A ver vamos se tenho coragem de o usar em Portugal…
Depois, uma passagem pela baixa, onde encontrei um português que saiu de casa em Outubro de 2003 e desde então anda pela Europa de bicicleta. Em cada cidade, vai contando com a boa vontade do povo para ir continuando a viagem… Grande, grande aventura!!
Depois, uma passagem inevitável pela livraria do Stockmann! A enchente, claro está! Mas soube bem vaguear no meio de tantos livros ao som de cânticos de Natal cantados à capela por um coro feminino fantástico! E ainda descobri a secção de livros em português: Camões, Gil Vicente, Saramago, Eça, Jorge Amado e António Lobos Antunes são alguns dos escritores que se podem cá comprar em português.
Antes de vir para casa, uma passagem pelo ringue de gelo na praça central. Os finlandeses adoram patinar (e são mesmo bons). Lá fiquei a apreciar miúdos e graúdos a divertirem-se.
Amanhã há um desfile/parada pelas ruas de maior comércio onde a estrela principal vai ser o Pai-Natal. Vendo bem, até está pertinho de casa! Não precisa de viajar muito, só uns quantos quilómetros. Pode ser que o vá ver amanhã e perguntar se ainda se lembra de mim!!

Ai… cheira mesmo a Natal!