domingo, abril 02, 2006

Os primeiros dias...

Olá!

Ainda não tinha tido oportunidade de contar as minhas aventuras por cá. Mas já parece que estou aqui há tanto tempo... Ver se ainda me lembro de tudo.
Comecando pelo princípio...

No aeroporto em Lisboa ninguém me pediu para pagar o excesso de bagagem. Muito bom. Depois, no aeroporto em Londres, saio do voo e vou à procura da ligacao. Eis quando uma fila gigante para o controlo de bagagem. Mais de meia-hora na fila e tira portátil da mala e mete portátil na mala, e é-se revistada...enfim... A 15 minutos de a porta de embarque fechar anunciam nos painéis qual a porta, sendo que, dos painéis à dita porta são 10 minutos à andar. Eis senão quando, novo controlo de bagagem e tira portátil da mala e mete portátil na mala, e é-se revistada... obviamente o aviao sai atrasado.

Quando nos preparamos para aterrar em Helsinquia a menos de 400 m do chão com os motores no máximo... de repente... motores voltam ao normal e subimos e o comandante diz que houve um problema com a aterragem devido a erro da torre de controlo. Ía-mos tentar outra vez dentro de momentos. Ao aterrar fiquei embasbacada a olhar para o aeroporto todo branquinho de neve. Tão giro....

Ao sair, tentanto arrastar a minha mala sem fazer má figura e a pensar como iria subir a mala para o autocarro...enfim...lá cheguei ao centro e a casa do Antti que é um quarto espectacular no campus universitário em Espoo (30 min do centro de Helsinki). Na Quinta não fiz nada de especial. Andei pela primeira vez na neve e nem achei muito frio. Mas, as temperaturas já rondam os 2-3 C, o que segundo eles já é bom tempo (calor). E isto significa sair de casa com casaco mto quente, gorro, luvas e cachecol. Fui almocar à cantina deles. Factos a registar: refeicão normal nao inclui sobremesa e antes de sair levamos os tabuleiros e pomos a loica directamente nos tabuleiros das máquinas de lavar, tirando os restos, etc... muito civilizado!! Esqueci-me de dizer que à entrada há imensos cabides onde toda a gente deixa os casacos e afins, sem problema.

Depois, a ida ao supermercado. A diferenca de precos é muito pequena mas ninguem imagina a dificuladade que é para distinguir manteiga de margarina, ou leite meio-gordo dos restantes, ou um paõ que seja normal. Obviamente que para o supermercado levam-se sempre sacos pq estes pagam-se.

O resto do dia foi à espera do telefonema para ir ver a casa que afinal veio tarde e a adiar a visita para sexta! Entretanto deu para perceber alguns hábitos finlandeses e perceber que vai ser muito dificil fazer lixo (como separar até já sei - papel e cartão não são p o mm sítio, por exemplo - mas em que caixote colocar???)

Entretanto na sexta depois do almoco fui ver a casa. Primeiro o prédio é esquisito: na verdade são 6 que dão para o mm pátio, eu vou para o E; depois, como estão a decorrer várias obras em alguns os pátios parecem autênticos estaleiros. Muito deprimente!!! A escada do meu prédio está em renovacao, o que me valeu 100€ de desconto na renda do primeiro mês. Mas quando entrei na casa...fiquei.. é minúscula (Não se preocupem, ainda dá para receber os amigos!! Assim até mais acolhedora. O bom é que está completamente renovada. E depois de ver que a d Rita não é muito maior e a cozinha horrível, e que ela paga mais 100€ do que eu, até já estou mais animada. Depois de ver a casa fui para o centro tratar dos transportes: resultado gastei 60€ que só dão para 15 dias porque ainda não tenho o comprovativo de residênia (que terei que fazer num destes dias , faltando ao trabalho). Depois fui ter com a Rita, tomámos um café. Ela estava mm a preceisar de falar portugues com alguem de fora e, como consequência, cheguei atrasada a casa do Antti. Estava a decorrer o ensaio do quarteto dele. Então, jantámos uma salada e bebemos uma garrafa de vinho (aqui o pessoal está sempre a beber...) e eles ensaiaram e então abriu-se a garrafa de vinho de Porto. E ainda provei uma especialidade: alce seco!! Versao muito rasca e dura de presunto.

Depois dos ensaios, o Antti comecou a tocar e cantar Jobim. Os amigos tb sabem as letras e até acertam com o sotaque. Foi giro e ainda gravei um bocadinho com a câmara (se não fosse alguém dar-me a ideia no messenger ; )

Ontem depois de um brunch de omelete (o pessoal pelos vistos não come muito: o meu amigo não janta e aos fds não come nenhuma refeicao quente...) lá fui para a Ikea. Quase 1 hora em dois autocarros e no final 200€ a menos na conta. Lá comprei pratos, copos, talheres, lancois, ficha tripla, cabides e ainda devia ter comprado um montao de coisas de que me esqueci. Como não conseguia carregar com aquilo tudo (133€), ainda tive de pagar 39€ para me entregarem tudo na segunda... Só não sei como vou jantar hoje e tomar pequeno almoco na 2a sem nenhum utensílio. Não há-de ser nada...

Enfim, a impressão geral é que é tudo muito triste, o ambiente, faz lembrar os filmes da rússia na guerra fria mas sem nada imponente que mereca destaque. Está sempre cinzento e os prédios são caixotes, sem piada nenhuma (excepto os que ficam mesmo no centro de Helsinki). É bastante triste. Pode ser que no Verão seja melhor. E afinal, a melhor altura para visitar o país é Julho, segundo o Antti.

Espero que tenham gostado do relato das minhas aventuras. Estas adaptacoes iniciais até são engracadas se olharmos de fora. Às vezes, no momento são um bocado desesperantes mas... assim sempre tenho histórias giras para contar.

Como saio hoje de casa do meu amigo, não sei quando vou conseguir postar por aqui... Então, e novidades, daí?

Bjinhos

4 Comments:

At 11:31 da tarde, Blogger nf0 said...

Grande relato sim senhora! A minha primeira lição de "Realidade e Quotidiano da Filandia" :) E tal como o Pedro disse também fico muito feliz de saber que um espacinho para nôs ai no Bloco E :) Quanto a novidades: Testes a aproximarem-se terrivelmente rapido...Ultimo fim de semana passado no Paraíso que é a Serra Da Arrábida; O estágio foi exelente, principalmente hoje com praia, sol e água que mais podia eu pedir.
Foi pena não poderes ter ido mas para o ano há mais ;)
Beijinhos do Amigo Incógnito mais conhecido por Nuno :P
Ps:Espero que tenhas resolvido a falta temporiaria de talheres,com.... tcharam Talheres de Plástico lololol

 
At 11:11 da tarde, Blogger DRei said...

Entao, e as fotos e relatos da arrábida??!... Tabém quero saber tudo :)Bjinhos

 
At 9:35 da tarde, Blogger nf0 said...

Humm...fotos estupidamente não levei a minha maquina maravilha de qualquer forma, vou ver se consigo arranjar o cd com as fotos que o Daniel tirou (se arranjar depois envio o best of)Quanto a relatos...Bem foi mais um estágio com o tema sugestivo "O Vazio" :),que de resto correu como de costume dois treinos na Praia (com algum pessoal Old School á mistura),zazen a beira mar (com ondinhas e tudo :)) , convivio e ramboia q.b. .

 
At 9:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

..gostaria de manter contato contigoo!!!!
vou morar na finlandia a partir de maio...
gostaria de fazer amizades!

meu email luisanunes@hotmail.com

Suoer beijo!
=***

 

Enviar um comentário

<< Home