quinta-feira, setembro 07, 2006

PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! - o jogo


E foi num eléctrico apinhado de fans finlandeses que nós, três tugas apetrechados de cachecóis e muito verde e vermelho, chegámos ao Olympia Stadium. Para quem nunca tinha assistido a uma partida de futebol ao vivo, fui logo contagiada pelo ambiente de festa e espectativa do jogo. Duas filas de portugueses, com bandeiras, cachecóis, t-shirts e afins tentaram fazer a festa num mar azul de branco. Até o meu amigo Antti (que durante o jogo, tentou ser politicamente correcto, sem torcer muito efusivamente pela sua equipa) comentou à chegada: “Não sabia que os finlandeses podiam ser assim!”. Isto porque segundo as “leis” implícitas deste país, só nas partidas desportivas é que os os finlandeses exteriorizam os seus sentimentos (e gritam, exaltam-se, assobiam, aplaudem...). E, depois da mais desafinada e gritada “A portuguesa” alguma vez cantada, estas foram as impressões de ver uma partida no estádio, ao vivo e a cores:

- afinal, o relvado não está tão lá ao longe como esperava, embora sendo miope, não veja muito bem os jogadores.
- o relvado é muito (mas muito) mais pequeno do que parece na televisão, especialmente quando filmam os pontapés de baliza em que eles chutam a bola e eellaaaaaaaa deeeeescreeeeeveeee uummaaaaa graaaaaannnnndeeee hiipppééérrrrbooolleee attttééééééé aaoooo ooouuuutttroo laadoo.
- o comentário do jogo faz bastante falta porque, pitosga como sou e sem saber os números dos jogadores, nunca sei o que está a acontecer.
- os close-ups e repeticões são muito úteis e fazem com que estejamos (na tv) a ver o que de importante se passa. No estádio, estou sempre a olhar para o sítio errado e perco sempre os “episódios” importantes.
- tem piada gritar e fazer claque, embora estando num de mar de “Suomi! Suomi! Suomi!” por vezes seja um pouco desmotivante. Tanto gritar para ninguém ouvir!
- Stressante! Stessante! E stressante! E não sou uma fã muito fanática. Nem imagino o que passam aqueles adeptos incondicionais!!... Livra, não sei como aguentam!!

Tirando a qualidade do jogo, foi mesmo muito bom e a companhia óptima.
E sempre nos valeu o “RTPi estamos aqui” para termos os nossos segundos de fama!
A notícia do Helsingin Sanomat.

5 Comments:

At 12:28 da manhã, Blogger NoKas said...

Não vi o jogo! Quer dizer, vi só os cristianos a chegar ao aeroporto e até pensei em ti! Mas fiquei sem o resultado! Ups, que desleixada! :p

 
At 12:31 da manhã, Blogger NoKas said...

Ok!Fui ver ao publico! empataram! ok! :p

Mas valeu a experiência ao vivo, não foi? Eu só vi um jogo de graça em belém, era Portugal Túnisia (ou algo assim arabesco), mas quando o Figo e o Capucho na altura entraram era só guinchos femininos! :) Ao vivo as coisas são mais...vivas!

 
At 12:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ir ver um jogo ao estádio é sempre uma emoção! Mas tens que experimentar ir ver um jogo de Portugal quando o estádio está repleto de Tugas unidos pela mesma vontade de vencer... O Estádio da Luz pintado de verde e vermelho é lindo!

 
At 5:59 da tarde, Blogger Tiago Carneiro said...

Tens de me mandar as tuas fotos e eu mando-te as minhas tb!

 
At 5:59 da tarde, Blogger Tiago Carneiro said...

Quero esse DVD quero!!!

 

Enviar um comentário

<< Home