sexta-feira, agosto 25, 2006

Notícias

Estava ainda agora a lêr o Jornal Público quando vi esta notícia:
<<Células estaminais: peritos portugueses entusiasmados com "revolução em medicina"
O anúncio da descoberta de uma técnica que permite cultivar células estaminais humanas sem destruir os embriões, feito ontem pela empresa norte-americana Advanced Cell Technology, constitui "uma revolução em medicina", considera o geneticista e investigador português Mário Sousa. O professor de Bioética Rui Nunes afirma também que "as reservas [éticas] caem totalmente por terra".>>
O grande avanco consiste cultivar células estaminais a partir de uma única, não sendo necessário destruir o embrião de onde é retirada. Mas para quê, estar aqui a tentar explicar quando podem a ler o artigo da Nature?
Ainda sobre notícias...
Aqui por estas terras tem sido notícia quase todos os dias os fogos nas florestas da Rússia (perto da fronteira com a Finlândia) que duram há semanas. Há dias em que a visibilidade é extremamente reduzida e o cheiro intenso, e já nem me recordo quando comecou. A polémica está na recusa por parte das autoridades russas em aceitar ajuda finlândesa e em cooperar pouco, alegando que ¨não há motivo para alarme". E enquanto mantêm a sua posicão orgulhosa e superior as florestas continuam a arder, há semanas!!! Durante esta semana, o fogo propagou-se a lixeiras, o que levantou uma grande preocupacão (pelas autoriadades finlandesas, claro!) devido aos compostos tóxicos que poderiam estar a chegar ao território. E parece que esta "novela" não vai acabar tão depressa! Mais notícias aqui.

1 Comments:

At 1:46 da tarde, Blogger Tiago Carneiro said...

As células estaminais: essa técnica já se andava a tentar há bastante tempo. O artigo é muito intressante. Alias eu acho que o futuro da investigacao médica está mesmo neste tipo de celulas.

 

Enviar um comentário

<< Home