segunda-feira, dezembro 04, 2006

Este fim-de-semana...

... foi sem dúvida preenchido e cheio de conversa sempre em companhia animada.

Primeiro o pikku Joulu na sexta. Na empresa houve lanche típico de Natal com glögi (bebida quente à base de sumo de bagas, especiarias, com amêndoas e passas), estrelas de Natal (uns bolos de massa folhada e doce), bolachas de gengibre e tartes da Karelia. Depois o torneio de Bowling. É peculiar como os finlandeses se esforçam, em tudo o que fazem, para que seja bem feito. E até nos tempos livres e actividades de lazer isso transparece. À chegada já se trocavam dicas e instruções detalhadas de jogo, quase como se o torneio fosse profissional. Mas foi divertido e todos os colegas estavam bem dispostos.

Depois, altura de trocar de roupa, pormenor que me esqueceram de avisar anteriormente porque havia “código de vestimenta” (felizmente, uma voz interior me tinha sussurrado de manhã para não vestir calças de ganga)! Isto porque o jantar decorreu num restaurante chic, onde a conta atingiu um valor astronómico! Depois, altura de farra: todos para o bar/disco Teatteri! A empresa pagou a entrada e (espantosamente) bar aberto para todos! Depois de dançar Dance Music e Techno ao lado da vice-presidente (confesso que ainda não me consegui habituar a este ambiente informal e de menor distância ao poder) foi ter a oportunidade de ver todos os colegas e chefes já muito alegres (para ser politicamente correcta!!). E, é engraçado, como sempre que saímos, depois de beber um pouco, é tão visível como os finlandeses perdem a timidez natural e a sua reticência em falar inglês. A partir dessa altura é a minha oportunidade para falar com todos e realmente o convívio é muito bom! Eu até saí cedinho da festa, mas hoje no trabalho já constou que alguns colegas não se lembram exactamente do que passou durante a noite!!

No Sábado, juntei-me à Carla e ao Ricardo! O plano era ir patinar, mas o S. Pedro não quis ser simpático e não tive a coragem deles para arriscar uma chuvada e patinar num ringue (que mais parecia um lago) sem paredes ou corrimão (leia-se: algo em que se possa agarrar) e fui contratada como fotógrafa de serviço. É que por estas bandas, toda a gente patina bem. Nada como as quedas e desequilíbrios que vemos em Portugal. Isto porque a patinagem, tal como o ski, faz parte do programa de educação física na escola. Depois jantar em casa da Carla e festa do curso de Medicina. Teve os seus momentos altos (nomeadamente umas danças que, ingenuamente, entendemos como praxes mas, na realidade eles fizeram mesmo por gosto!! Só vendo mesmo!!).



E, para terminar em beleza, uma jantarada calminha cá em casa.

Obrigada Carla e Ricardo pela companhia e conversa!