domingo, dezembro 02, 2007

Novas latitudes

Pois é! As aventuras mudaram-se. Agora são aqui.

3 Comments:

At 3:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

oi sem querer achei esta pagina,moro no brasil no interior de minas gerais e tenho um filho de 9 anos filho de um finlandes,queria saber mais sobre este pais meu filho viu o pai dele quando tinha 1 ano e ele e doido para conhece lo ,estava procurando algo sobre a finlandia qdo achei vc.obrigada

 
At 7:03 da tarde, Blogger DRei said...

Olá. Eu já saí da Finlândia há um ano. Acho que o mais fácil será contactar a Lusofin, que é constituida por portugueses que vivem na finlandia. O blog é http://lusofin.com/blog/. Também o meu blog tem alguns links sobre a vida na Finlândia.

Também há bastantes brasileiros que vivem em Helsinquia, assim como algumas escolas de samba. Mas a maneira de ser do povo é muito fechada. Acho que o oposto dos brasileiros. Desculpa não poder ajudar mais. Boa sorte!

 
At 2:38 da tarde, Blogger DRei said...

Olá Inês. Não é intromissão nenhuma! As minhas aventuras deixaram-te apreensiva?!... O balanco que faco de Helsinquia é positivo! Foi uma experiencia única num país que nunca esperei visitar (muito menos viver). Não sei se tens alguma experiência internacional, mas como qq uma, é claro que vão-se encontrar diferencas, vão haver momentos solitários, algumas incompreensões culturais... Temos sempre de nos adaptar. Neste momento estou a viver na Holanda, por isso já posso olhar para a experiência em Helsínquia de modo diferente. Comparativamente com os portugueses, os finladeses são muito diferentes: menos sociais, muito tímidos, mas também muito sinceros e humildes. Há dias em que apetece fugir, quando as pessoas bêbadas com que nos deparamos surpassam em muito as sóbrias!..., mas depois vêm os dias de verão sem noite (espectacular), a natureza que está sempre perto com as estacoes a marcarem o ano, a maneira organizada das coisas funcionarem...

Acho que tudo tem a ver com capacidade de adaptacao e também um pouco de humildade perante as outrsa culturas! E, estamos a falar de um país europeu. Está longe de Portugal mas ainda é Europa, está tão pertinho!. Há muitos portugueses a viverem na Finlândia. Nos links aqui do lado direito encontras a Lusofin, comunidade de portugueses a viver na Finlândia. Sugiro dares uma espreitadela no blog deles e pedires umas dicas, outros pontos de vista! :) Eu sei que às vezes me queixo muito!!! Por isso, nao deixes de ouvir outras opinioes. E, em jeito de conclusao, digo-te que a empresa onde trabalhei fez-me um convite de trabalho e eu tinha decidido aceitar (entretanto... nao se concretizou) e nao me importaria de viver na Finlândia. Pelo menos durante algum tempo mais!. Boa sorte na tua decisão, e o que quer que escolhas, de certeza que vai ser o melhor caminho para ti.

 

Enviar um comentário

<< Home