Sabedoria popular
Há uns dias comprei um livro que é uma espécie de “Survival guide” da Finlândia e que foca os principais aspectos da vida neste país, sempre com um tom humorístico. Pela primeira vez, ouvi provérbios finlandeses e, mais clara ficou a ideia de que a sabedoria popular é idêntica em todo o mundo. Alguns dos provérbios mais engraçados:
- "Não saltes antes de chegares à valeta" que é como quem diz "Não deites foguetes antes da festa"
- "Paz na terra e os Russos em Moscovo" (sempre as inimizades entre vizinhos. Ok, o nosso é um pouco mais bem comportado mas mesmo assim "De Espanha, nem bom vento, nem bom bom casamento")
- "Quem viaja com o tocador tem de ouvir as suas melodias" que é como quem diz "Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele"
- "A fome ensina um lapão a caçar" ou o nosso equivalente menos preconceituoso "A necessidade faz o engenho"
- "Mutuamente exclusivos: bom e depressa" ou em português "Depressa e bem não há a quem"
- (o meu favorito) "Quem quer subir a árvore tem de começar no fundo e voar quando chega ao topo." (ok, sem equivalente...)
Agora, aqueles completamente... sem palavras:
- "Antes um verão sem uma vaca do que o Natal sem uma mulher."
- "O visitante tem duas opções: chegar e partir." (nada como o acolhimento e calor do povo finlandês...)
- "Comporta-te na sauna como na igreja."
E viva a sabedoria popular!
4 Comments:
Uau! Belos ditados desse povo! :)
A Sabedoria Popular é que sabe!!
Se bem que as vezes seja duvidosa principalmente vinda da Finlândia :P
Mas porque é q vieste para este pais?????
Em cada post só deitas abaixo o povo, a cultura e os costumes, éimpossivel entender...
Se nao ha aqui nada de bom, o que te fez vir para cá???!
Precisas abrir os horizontes. Há que saber entender as diferenças, mas para isso tens que te interessar e saber 1 pouco da historia deste pais. Mas isso parece nao te interessar, preferes ridicularizar...
Olá Anónimo,
Pelos vistos tu preferes não te identificar... Mas adiante!!! Qdo se está num país diferente há que saber ver tudo: o bom e o menos bom. A Finlândia é um optimo país mas também tem coisas que para os expatriados podem ser estranhas. E ao falarmos das coisas boas tb podemos falar das coisas que achamos estranhas. Ou achas que um povo que bebe tanto como os finlandeses o fazem é porque tudo é perfeito??? Além do mais, e por exemplo no meu caso, eu senti bem o que a Finlândia tem de menos bom: O rácismo que aqui ainda existe e está bem patente as x em coisas do dia-a-dia. Não tivesse eu sido agredido em plena rua, em plena tarde, por dois gajos completamente bebados, só porque não sei falar finlandes. Logo antes de criticares olha a tua volta e apanha uma visão abrangente do mundo que te envolve. E pelo menos qdo fazes um texto, assina-o.
E continuo a dizer que a Finlândia é um optimo sítio mas tb tem algumas contra-indicações.
Enviar um comentário
<< Home