segunda-feira, abril 10, 2006

Inauguração oficial

Olá amigos. Venho hoje pedir a vossa colaboração. O 1º acto oficial na minha casa está prestes a acontecer: na próxima quinta-feira o meu amigo Antti (quem me deu guarida nos primeiros dias em Helsinki) vem cá jantar. Mas não tenho nenhuma ideia ou receitas para preparar. Assim, pedia sugestões para o jantar e sobremesa (tendo em conta que não possuo nenhuma “aparelhagem” de cozinha, tipo batedeira, e que os ingredientes não podem ser exclusivos de Portugal). Alguém tem alguma ideia brilhante (como quem diz, saborosa)?

5 Comments:

At 8:00 da tarde, Blogger nf0 said...

Ora vamos la contribuir então para inauguração oficial.
Jantar: Coisa simples e que acaba sempre por saber bem é um bom prato de Pasta! Podes fazer pasta com quase tudo é so escolher a massa, e o ingrediente principal e ingredientes secundarios e presto!!! :)
Sobremesa: visto que não ha batedeira (la se vai a minha maravilhosa ideia de uma boa musse de chocolate) sempre podes fazer uma salada de fruta!

 
At 9:01 da tarde, Blogger DRei said...

Exacto...tinha pensado fazer bolonhesa. Costuma sair-me bem : )
Quanto à sobrema,... não sei... alguém me sugeriu arroz doce. Mas com pasta... Mas quem tiver uma receita, é bem vinda! Mais sugestões de sobremesa?!...

 
At 10:02 da tarde, Blogger purpurina said...

arroz doce

cozes uma parte de arroz em duas de água, com um pau de canela, casa de limão e sal q.b.

quando estiver cozido juntas leite a ferver (um bocado mais do que a quantidade de água- e vai juntando se te parecer pouco, nunca sei fazer sem ser a olho...), manteiga e açúcar (a mesma medida do arroz).

deixas ferver e arrefecer.

depois juntas umas gemas batidas misturadas num pouco de leite frio e uma colher de maizena, rápido para não cozerem no arroz e deixarem uns fios.

deixas ferver novamente e já está!
não deixes secar muito (geralmente fica líquido o suficiente para usares uma concha da sopa), porque quando arrefece seca um bocado.

e fica melhor de usares arroz carolino e leite gordo.

também podes fazer salame. mesmo sem o vinho do porto fica bom. e é muito fácil de fazer :o)

espero que o jantar corra bem!

 
At 10:14 da tarde, Blogger DRei said...

Brigada Tininha. Acho que vou seguir a tua sugestão. É rápido e parece-me delicioso :) Bjinhos

 
At 5:43 da tarde, Blogger DRei said...

Acabei agora mm de fazer a sobremesa. Duvido que vá ficar alguma coisa de jeito mas desta aventura….!!! Tudo começou qdo decidi comprar os ingredientes. Tudo fácil até à parte da gelatina e leite condensado. Lá fui pedir ajuda, e descobri uma “gelatina”, a única que existe. Teoricamente faz-se com 7,5dl de sumo (!!!) e 3,5dl de açúcar (como eles medem o açúcar em dl é ainda uma incógnita para mim!!). Depois de correr mais 3 supermercados à procura de leite condensado, convenci-me que os finlandeses nem sabem o que isso é, e como tinha visto um supermercado de comida africana e asiática, decidi tentar. E, bingo!!! Obviamente não me ocorreu que em casa não tinha abre-latas para a lata do ananás nem do leite. Mas tudo se resolveu! Agora…aquela “gelatina”….muito duvidosa…acho que não vai funcionar.

Mas, fiquei atentos aos próximos capítulos. Depois conto como correu!

PS – E afinal a minha vizinha do lado (muito simpática) até me emprestou uma batedeira. Mas a Tininha sugeriu…Tinha de ser este doce!! 

 

Enviar um comentário

<< Home