sábado, novembro 25, 2006

Cheira a Natal

Eu adoro o Natal! Mais propriamente estas semanas que antecedem o Natal. Claro que o que eu gosto é da ideia romântica! (Mas a realidade também serve!...) As pessoas na rua com grandes sorrisos, os cânticos de natal que se ouvem a cada esquina, o “lembrar os amigos e família e pensar naquilo que mais gostariam de receber”, escrever (e fazer) postais de Natal… E se estiver tudo salpicado de neve e um friozinho no ar, melhor ainda!

Este fim-de-semana começa pomposamente em Helsinki a época natalícia. E o meu dia foi passado na cidade a gozar este espírito que se respira mais forte por terras nórdicas.
Comecei pelo bazar (o primeiro de muitos até ao grande dia) anglicano! Imaginem assim uma comunidade religiosa, simpática, perdida na Inglaterra! Mas daquelas dignas de um filme ou um livro, tudo perfeito, em harmonia, muitos sorrisos… Foi isso mesmo que encontrei. Uma espécie de grande família (a comunidade anglicana tem apenas cerca de 50 membros) que abre as portas da sua “casa” numa espécie de convite aos amigos. Um ambiente descontraído com gente de todas as idades que se me dirige sempre em inglês. Cada pessoa ajudou a fazer algo para o bazar: artesanato, bolos, postais… E todos se juntam com uma alegria contagiante. Até o “vicar” estava lá. Gostei mesmo.
Depois, tempo de ir ao Mercado de S. Martinho, grande mercado da Estónia, com artesanato, música, comida…enfim, tudo a que um mercado tem direito. E, não resisti a comprar um dos famosos barretes estónios (quem já foi a Tallinn sabe do que estou a falar). A ver vamos se tenho coragem de o usar em Portugal…
Depois, uma passagem pela baixa, onde encontrei um português que saiu de casa em Outubro de 2003 e desde então anda pela Europa de bicicleta. Em cada cidade, vai contando com a boa vontade do povo para ir continuando a viagem… Grande, grande aventura!!
Depois, uma passagem inevitável pela livraria do Stockmann! A enchente, claro está! Mas soube bem vaguear no meio de tantos livros ao som de cânticos de Natal cantados à capela por um coro feminino fantástico! E ainda descobri a secção de livros em português: Camões, Gil Vicente, Saramago, Eça, Jorge Amado e António Lobos Antunes são alguns dos escritores que se podem cá comprar em português.
Antes de vir para casa, uma passagem pelo ringue de gelo na praça central. Os finlandeses adoram patinar (e são mesmo bons). Lá fiquei a apreciar miúdos e graúdos a divertirem-se.
Amanhã há um desfile/parada pelas ruas de maior comércio onde a estrela principal vai ser o Pai-Natal. Vendo bem, até está pertinho de casa! Não precisa de viajar muito, só uns quantos quilómetros. Pode ser que o vá ver amanhã e perguntar se ainda se lembra de mim!!

Ai… cheira mesmo a Natal!


quinta-feira, novembro 23, 2006

Campanha do Banco Alimentar


Este fim de semana, o Banco Alimentar contra a fome promove mais uma campanha de recolha de alimentos. O ano passado foram recolhidas 17704 toneladas de alimentos distribuídas por mais de 216 mil pessoas.
Também já participei algumas vazes, em supermercados e no armazém, e também na distribuição do que é recolhido. E se há pessoas, que preferem ignorar o saco que lhes é estendido ou serem rudes para os voluntários, há muitas mais que dão o pouco que têm com um grande sorriso na cara!
Bem hajam todos os que tornam esta "divisão" possível!

segunda-feira, novembro 20, 2006

Para acabar o fim-de-semana...

...um concerto. As Kuokkavieraat (Visitas não convidadas), um grupo de raparigas que cantam à capela músicas tradicionais finlandesas, encantou uma pequena audiência ontem ao fim da tarde.
Um espaço informal decorado de forma bem engraçada, umas bolachinhas e bebida típicas de Natal foram os complementos de muitas canções: umas românticas, outras melancólicas, outras cómicas... Todas recheadas daquele "algo" que faz a nossa pele arrepiar.

Para acabar a noite, um chazinho acompanhado de muita conversa, cá em casa, com a Eriikka e alguns amigos.

domingo, novembro 19, 2006

Convívio em português

Ontem, a minha amiga Eriikka convidou-me para uma festa/convívio dos alunos da turma de português em casa do professor Ruben.

Cada vez fico mais (positivamente) surpreendida pela quantidade de pessoas que vou encontrando que sabem falar português, que decidiram estudar a língua de Camões. As razões? Viveram em Portugal ou num país lusófono, começaram por aprender samba e interessaram-se pela língua, o cônjugue é português ou, simplesmente "Porque não aprender português?! Achei interessante e comecei a ter aulas." Muitos acham a língua muito bela! E eu fico toda orgulhosa! Também concordo, claro!

E, quando se juntam portugueses, um brasileiro e finlandeses estudantes de português, o resultado só pode ser um serão de conversa animada e muito boa disposição!
Beijinhos à entrada, vinho do Porto de boas vindas, música dos Ena Pá 2000, uns vídeos do Gato fedorento e, acima de tudo, muita conversa. Em português, claro!
Obrigada ao Ruben, à Eriikka e a todos pela companhia!

quinta-feira, novembro 16, 2006

Séries e mais séries

Ultimamente, ando viciada em séries televisivas. E, esqueci-me de dizer no post anterior que, tenho a mania de escrever frases e textos engraçados que oiço nas séries. Guardo-os e, durante uns tempos, lá os vou lendo... Acho que é sempre um pouco confortante saber que há alguém que sente (e diz) o mesmo que nós...

Então, aqui vai uma ideia da "Grey's anatomy":

«You know when you were a little kid and you believed in fairy tales? That fantasy of what your life would be: white dress, Prince Charming who would carry you away to a castle in a hill…You’d lie in bed at night and close your eyes and you’d had a complete and utter faith. Santa Claus, the Tooth fairy, Prince Charming… They were so real you could taste them.But eventually you grow up. One day you open your eyes and the fairy tale disappears. Most people turn to the things and people they trust. But the thing is: it’s hard to let go of that fairy tale entirely cause almost everyone still has the smallest bit of hope, the faith that someday they’ll open their eyes and it will all come true.»

terça-feira, novembro 14, 2006

Desafio

O Tiago "recrutou-me" para o seguinte desafio:

"Cada bloguista participante tem de enunciar 5 manias suas, hábitos muito pessoais que o diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher 5 outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue".

Então, aqui vai.

1 - Tenho a mania de falar pelos cotovelos, sobre tudo e sobre nada. Mania mesmo de "melgar" os que estão à minha volta e dar a minha opinião sobre tudo, ou contar uma história qualquer, ou o que me aconteceu no outro dia...bla...bla..bla

2- No cinema, tenho a mania de olhar para os outros espectadores e ver as reacções deles: será que estão a rir desta piada? Assustaram-se? Estão com um ar chateado?

3 - Tenho a mania de chegar sempre antes da hora. Quer dizer, não faço de propósito, só não quero é chegar nunca atrasada. E, como as contas batem sempre mal, chego sempre adiantada.

4 - Tenho a mania de analisar sempre as legendas dos filmes e fico fula quando a tradução está mal feita. grrrr!!... Detesto quando os tradutores resolvem "personalizar" as legendas e tenho a mania de os criticar.

5 - Quando vou a conduzir, tenho a mania de falar "sozinha" mas para os condutores e peões que estão à minha volta. Do estilo: "Oh senhora, isto aqui não é passadeira!" ou "Oh amigo! Já fazias pisca, não?"

E agora, passo o desafio à Carla, Sofia, Nuno, Cátia e Laura.

quinta-feira, novembro 09, 2006

Depois da neve...

...vem o gelo!
Nos últimos dia a temperatura subiu e anda a rondar os 0ºC o que significa que grande parte da neve derreteu. Mas... voltou a solidificar. Resultado: estradas e principalmente passeios e caminhos estão cobertos por uma camada de gelo. O que torna cada passo na rua uma aventura. Hoje, sem acidentes até ao trabalho. Vamos ver a ida para casa!!

segunda-feira, novembro 06, 2006

De manhã...

... a caminho do trabalho, comeca um nevão!!! Daqueles! Muita neve e muito, muito vento. Como disse a minha colega, parece que estamos a ver um filme do polo norte.

domingo, novembro 05, 2006

Mikael h & some siberians

Ontem, se não estivesse doente, tinha sido perfeito!
A Eriikka, uma finlandesa muito simpática que estuda português, que conheci há umas semanas convidou-me para ir a um concerto de uns amigos.
Depois de um jantar simpático, lá fomos ver Mikael h & some siberians lançar o seu novo álbum. Numa sala com lotação esgotada, foi um concerto muito "boa onda". Gostei bastante.
Depois, foi regressar a casa, enfrentado uns belos -9ºC. Que isto por aqui anda fresquinho.
Obrigada Eriikka!!

sábado, novembro 04, 2006

Olhem quem é hoje "pequenino"

Parabéns, Pai!!

4º Dia

Último dia. ainda um tempito para passear no metro e dizer adeus à bela S. Petersburgo. Dia de viagem. De visitar a linha Mannerheim e de ter uma pequena lição de história sobre a guerra entre a Finlândia e a Russa. Dia de trocar contactos e despedir-se dos novos amigos.

3º Dia

Debaixo de um temporal, começámos o dia num City tour: Catedral de S. Isaac, a Fortaleza de Pedro e Paulo, o famoso navio de guerra Aurora ou simplesmente as ruas da cidade foram-se sucedendo debaixo de um lençol de chuva. O fim da visita aos pontos atractivos da cidade terminou na impressionante Igreja do Sangue de Derramado (ou da Ressurreição). Com as paredes cobertas inteiramente de mosaicos, a igreja foi edificada no lugar onde o czar Alexandre II sofreu um atentado. É grandiosa e de se ficar sem palavras.
De seguida tempo de Pub Crawl e Jantar típico russo. Até estávamos um pouco cansados e sem muita vontade de ir. Na verdade, não imaginávamos a surpresa que foi. No lobby do hotel o guia já nos introduzia nos meandros de "Crime e Castigo". Chegados ao centro, entre os habitantes na sua rotina diária, deambulámos pelas mesmas ruas em que Raskolnikoff andou, fizemos o seu percurso para matar Alena Ivanovna e sentimos um pouco do dilema do personagem principal. No frio e escuro da noite de S. Petersburgo todos ficámos fãns de Dostoevsky graças a um guia 5 estrelas.
Depois, jantar típico animado com música russa e, digamos,... muita vodka! Para saberem mais pormenores, não perguntem ao Tiago, porque é capaz de ter a memória enevoada e não se lembrar muito bem (hihi... eu a ser mázinha). Foi divertido!!

quarta-feira, novembro 01, 2006

2º Dia

De visita ao Ermitage: o 2º maior museu do mundo! O museu enconta-se em 5 edifícios: o Palácio de Inverno, o Velho Ermitage, Novo Ermitage, Pequeno Ermitage e Teatro do Ermitage. Salões de cortar a respiração, quadros de Da Vinci, Monet, Cézanne, Van Gogh, Gauguin e muitos outros, esculturas, jóias, artefactos do Egipto... É um mundo do qual só vimos uma pequenina parte (e já deu para encher a alma!).

De visita ao Palácio da Catarina (em Pushkin): um dos mais famosos Palácios de Verão. Cerca de metade do palácio ainda está fechado aos visitantes porque após a ocupação pelos alemães ficou bastante danificado (como a recuperação é extremamente cara e o dinheiro não muito abundante...). Possui a muito famosa sala do Ambar. Uma sala forrada na totalidade por painéis feitos em ambar.
À noite, tempo de Ballett. Confesso que fiquei decepcionada. O teatro Mariinsky não é bem o que estava à espera. (O S. Luís, e talvez o D. Maria, não lhe ficam atrás e acredito que o S. Carlos seja mais impressionante.) O ballett também não era muito cativante, mas o pior de tudo foi mesmo o público que no fim de casa música batia efusivamente palmas. (Para aqueles que estão a pensar qual é o problema, fiquem A SABER que em qualquer espectáculo de música clássica não se batem palmas entre os andamentos, apenas no final da peça ou do acto!). Foi portanto altura ideal para umas fotos ´"artísticas" tentando enganar o tédio e a desilusão. Olha nós a fazer caretas!...

1º Dia

Dia de viagem, de conhecer companheiros de viagem 5 estrelas, do primeiro olhar espantado para a cidade à qual o Neva nos dá as boas-vindas, de pisar pela primeira vez as ruas e praças cheias de esse não-sei-o-quê de emocionante por serem a Rússia, dia de passeio noturno de barco pelos canais da cidade...