sexta-feira, setembro 29, 2006

World Press Photo 2006

Abre hoje à noite no CCB a exposicão World Press Photo 2006 e Prémio Fotojornalismo Visão/BES (se bem que só amanhã abre ao público). Esta é a foto vencedora! Quem poder, não perca a oportunidade de ver.

segunda-feira, setembro 25, 2006

"Senhor Tempo, como vai?"-"Bem, obrigado!"

Por estas paragens, o tempo (clima) é mesmo assunto importante, com prioridade nas conversas e no estilo de vida (daí a quantidade enorme de posts que lhe dedico). E hoje descobri esta notícia. Claro que o título me chamou a atenção. Mas já percebi o meu problema: a definição de "Outono" na Finlândia é a minha definição de "Inverno". Tenho que refazer o meu dicionário, sem dúvida...
Weather in Southern Finland unusually warm for September

Autumn has arrived in northern parts of Finnish Lapland early this year, and the first snow appeared in the far northern parts of the province already last week. On the other hand, the weather in the southern part of Finland is surprisingly warm, even though the autumn equinox - signalling the official end of the summer months - occurred already last Saturday.
In the autumn, the weather changes rapidly, the evenings and nights get dark and rains and storms follow each other with depressingly predictable regularity. The autumn months are also the period of mushrooms and berries, while the most notable sign of the fall season is the colour changes, with all leaves turning yellow and red: in Lapland the riot of colours is a major tourist attraction, known as "ruska".
In Southern Finland all deciduous trees are still largely green, whereas in the north, the forests are glowing with autumn tints, and the annual explosion of colour is gradually spreading towards the south. Migratory birds are departing and heading for the south, and the first ones to vanish have been swallows and other insect-eaters. The most fascinating signal of the upcoming autumn is a wedge of cranes heading to their winter homes. The first wave of cranes has already gone, while the main crowds are still waiting for suitable winds on the fields of Ostrobothnia.
The current autumnis said to be the warmest within living memory. There have been no frosty nights in Southern Finland, rains have been slow to come, the birches are still green, and the dahlias are still blossoming on balconies. While the calendar shows that the boating season should be over, people still go boating in temperatures of around 20°C.

domingo, setembro 24, 2006

Outros mundos

De vez em quando surge algo que me faz pensar que não existe apenas um mundo. Mas que vivemos em sítios diferentes. De vez em quando, levanta-se a ponta de um véu de outro mundo que até então desconhecia. Normalmente, bem pior que o meu, cheio de sofrimento e injustiça. Às vezes eles aproximam-se, quase se cruzam... mas continuam a girar a velocidades diferentes. E a minha redoma continua intacta.

sábado, setembro 23, 2006

Sábado...

...dia de ócio. De pequeno-almoço a olhar pela janela, com calma. Dia de silêncio. De ficar deitada no sofá. E espreitar o mail, e esperar sms e toques, e mail, e msn. Desejar que um alguém telefone. Dia de preguiça. De pensar em ir às compras, mas só pensar... De perder tempo a jogar "solitário". De se aborrecer a ler um qualquer livro. De pensar em sair e ir passear, mas deixar o ócio vencer. De preguiçar ainda mais um pouco no sofá... De abrir o frigorífco inúmeras vezes e assaltar o armário das guloseimas. Dia de pensar na vida. E de acabar em neura!

sexta-feira, setembro 22, 2006

"Going To The Chapel And We're Gonna Get Married..."

Hoje é um grande dia!!

Que pena não partilhar estes momentos convosco... Desejo-vos um dia cheio: cheio de alegria, de amigos, de família, de risos e cheio de boas esperanças para a família que vão criar! E, em vossa honra, aqui fica a musiquita : ) Bjos grandes.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Já neva por estas terras

Estava a dar uma vista de olhos pelo jornal, quando me deparo com esta notícia:


Ai, já está fresquinho por cá. E pior, já começa a estar bem mais escuro. Vão ser difíceis estes meses que se aproximam...

quarta-feira, setembro 20, 2006

ESN Mailing list

Pensava eu que não acontecia muita coisa (interessante e menos interessante) por estas bandas. Mas isso foi até me registar na mailing list para estudantes estrangeiros e expatriados! Se não, vejam isto. Só no dia de hoje (que ainda vai a meio) já recebi mails de convites/informações para: festas em diversas discotecas, curso de culinária finlandesa (até me inscrevi), treinos de "American Flag Football" (qual deles é??), tarde de dança indiana, coro da universidade, noite karaoke (perto da minha casa, até), noite "Jantar internacional finlandês"... E, não estou a contar com os mails de aluguer de apartamentos ou vendas (de mobília, coisas de casa e até um portátil!!)
Afinal, Helsinki até não fica no fim do mundo e fervilha (assim... em lume brando) de actividades. É só saber onde procurar.

Vida de formiguinha

Como há uns tempos que não conto o meu dia-a-dia por aqui e até tenho umas horas mortas no trabalho, aqui vai.
Depois de uma semana com visitas (yupi!!) voltei à minha super-ocupada semana. Mas foi bom conversar (ou mais, falar. Carla e Sérgio: deviam mesmo estar fartos de me ouvir!!), andar a passear e a fazer compras. E, claro, receber imensos presentes directamente do UK ( ai tantas guloseimas que estão em casa a olhar para mim!!!). Ah, sem falar no bar do gelo e no tão.... (até me faltam as palavras) bar de heavy-karaoke. Uma experiência muito finlandesa, desde já digo!! Mas do início...

O verão foi-se definitivamente embora e, como para mim Setembro não é sinónimo de frio (4ºC), vento e chuva, apanhei uma valente constipação que teima em não me abandonar. Entretanto, fui fazer algumas “diligências” para ter actividades com que ocupar o tempo. E passei de 8 a 80! Lá consegui inscrever-me no Goethe Institut, Nível 6 (yupi!!) depois de uns episódios vergonhosos para a minha pessoa. Mas o que interessa é que consegui. E somos apenas 4 e a professora, sendo que as colegas já viveram todas na Alemanha e no início e fim da aula lá me deixam fora das conversas (até levaram um raspanete da professora no outro dia por causa disso. eheh) Mas, embora pareça estar noutra dimensão em algumas aulas (sem perceber nada do que elas falam – em alemão, entenda-se) estou a gostar. E também começaram as aulas de desenho!! Na verdade, e como desenhamos apenas à vista, percebo que não é preciso ter um talento especial, mas toda a gente consegue desenhar algo se tiver 2 horas de aula em que não tem mesmo outra hipótese! Ainda só desenhámos a carvão. Na próxima aula começam os pastéis!! Estou mesmo espantada com as coisas que tenho feito. E até não é tão mau o facto de a professora só falar finlandês...
Para além disso, agora o trabalho aperta (estas horas mortas fazem parte das experiências) e há um prazo a cumprir que se aproxima vertiginosamente, pelo que umas horas extraordinárias estão mesmo a bater à porta! Stress!! Muito stress!!... Ou seja, quando não tenho cursos, há a lavandaria para tratar ou horas extraordinárias para fazer!! É para compensar os meses de vida folgada!!

E no próximo fim-de-semana lá vou, a convite do Tiago e da sua chefe, para uma “summer cottage” algures no meio da Finlândia. A única informação que tenho é a que há ursos nas redondezas (!!!) A ver vamos, se tenho um encontro de 1º grau (ou lá que ordinal é). Vai ser bom ir para o meio da natureza e apreciar a mudança de cores de Outono, tão elogiada por aqui.

E, estão também a ter início as diligências para a viagem a S. Petersburgo (yupi! yupi! yupi!) Mal posso esperar por esta viagem.

E, de volta ao trabalho que a proteína espera por mim.
Bjinhos.

domingo, setembro 17, 2006

Visitas

E há uns dias chegaram visitas!!!! A Carla e o Sérgio.

E entre trabalho, curso de alemão e passeios, nem tenho tido tempo de contar o que por aqui se passa. Muito resumidamente: está muito, muito frio, continuo doente, mas tem sido muito boa a companhia. Ficam só umas fotos do bar de gelo!! Engraçado! E muito, muito gelado!!

sexta-feira, setembro 15, 2006

brrrr....

Eu, que tenho andado engripada, hoje quando acordei olhei para o sol radiante e sonhei com um dia quase de verão. Sonhei! Porque quando olhei para o termómetro: 6,6ºC!!! Está mesmo, mesmo fresquinho...

segunda-feira, setembro 11, 2006

Porcaria do computador %&$&%#%$(%&$

Cheguei a casa, e estava a escrever um posto que se intilulava "Estou triste...". Depois de passar algum tempo a escrever... o computador bloqueou (como já 3 vezes hoje)!!! %#$(%&)=%#&"#$
E estou triste, doente e sem paciência para escrever tudo outra vez. Desculpem. Mas só para saberem que estava a querer contar-vos novidades... (até não eram más...)
Para mim, hoje, é jantar e cama!!

%#(U#%#%U$&&$%&$%#$"/(&)($%%&

sábado, setembro 09, 2006

Mar adentro


Acabei de ver este filme...
E estou feliz por viver! Feliz pela minha vida! Todas as minhas liberdades são tão preciosas!! Será que é preciso um filme para me (re)lembrar disso?

ASEM - Asia-Europe Meeting

Amanhã e segunda-feira tem lugar em Helsinki a ASEM. E desde há uns dias que não se fala de outra coisa: a polícia está em alerta máximo porque grupos anarquistas prometem fazer-se notar, o trânsito é cortado várias vezes ao dia e durante o fds mais frequentemente, pelo que se prevê que deslocar-se na cidade de carro possa emorar mais do que 1 hora, os transportes públicos alteraram rotas, o estacionamnto na cidade está condicionado, os hóteis cheios!!... Disto, falam todos os dias os jornais. O que eu pergunto é: "Mas afinal o que é a ASEM?" É que isso ninguém explica. A única coisa que consegui perceber é que esta é a 10ª edição, e que a ASEM não tem conseguido atingir os objectivos para que foi criada (mas quais são eles?). Vou ver se me consigo informar sobre este grande acontecimento...
As notícias da Finlândia aqui.

quinta-feira, setembro 07, 2006

PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! - o jogo


E foi num eléctrico apinhado de fans finlandeses que nós, três tugas apetrechados de cachecóis e muito verde e vermelho, chegámos ao Olympia Stadium. Para quem nunca tinha assistido a uma partida de futebol ao vivo, fui logo contagiada pelo ambiente de festa e espectativa do jogo. Duas filas de portugueses, com bandeiras, cachecóis, t-shirts e afins tentaram fazer a festa num mar azul de branco. Até o meu amigo Antti (que durante o jogo, tentou ser politicamente correcto, sem torcer muito efusivamente pela sua equipa) comentou à chegada: “Não sabia que os finlandeses podiam ser assim!”. Isto porque segundo as “leis” implícitas deste país, só nas partidas desportivas é que os os finlandeses exteriorizam os seus sentimentos (e gritam, exaltam-se, assobiam, aplaudem...). E, depois da mais desafinada e gritada “A portuguesa” alguma vez cantada, estas foram as impressões de ver uma partida no estádio, ao vivo e a cores:

- afinal, o relvado não está tão lá ao longe como esperava, embora sendo miope, não veja muito bem os jogadores.
- o relvado é muito (mas muito) mais pequeno do que parece na televisão, especialmente quando filmam os pontapés de baliza em que eles chutam a bola e eellaaaaaaaa deeeeescreeeeeveeee uummaaaaa graaaaaannnnndeeee hiipppééérrrrbooolleee attttééééééé aaoooo ooouuuutttroo laadoo.
- o comentário do jogo faz bastante falta porque, pitosga como sou e sem saber os números dos jogadores, nunca sei o que está a acontecer.
- os close-ups e repeticões são muito úteis e fazem com que estejamos (na tv) a ver o que de importante se passa. No estádio, estou sempre a olhar para o sítio errado e perco sempre os “episódios” importantes.
- tem piada gritar e fazer claque, embora estando num de mar de “Suomi! Suomi! Suomi!” por vezes seja um pouco desmotivante. Tanto gritar para ninguém ouvir!
- Stressante! Stessante! E stressante! E não sou uma fã muito fanática. Nem imagino o que passam aqueles adeptos incondicionais!!... Livra, não sei como aguentam!!

Tirando a qualidade do jogo, foi mesmo muito bom e a companhia óptima.
E sempre nos valeu o “RTPi estamos aqui” para termos os nossos segundos de fama!
A notícia do Helsingin Sanomat.

terça-feira, setembro 05, 2006

PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! - a preparação

E é mesmo amanhã que a nossa selecção joga contra a Finlândia. Depois da vitória da selecção deles contra a Polónia por 3-1, alguns jornais anunciam hoje a chegada da equipa, com a foto (exclusiva) do Cristiano Ronaldo (acho que é a única coisa que sabem da equipa, para falar a verdade!). A minha colega Sanna, hoje até me veio falar disso e mostrar (com um grande sorriso na cara e os olhos brilhantes) as fotos na net.
Vamos ser cerca de 40 portugueses (e alguns cônjugues finlândeses) e o meu amigo Antti, que acabou por ficar com o bilhete da Joana. Ora, eu, que nem a um jogo de futebol assisti na vida (sim... acontece. É preciso vir à Finlândia para isto...) até acabei de apostei um jantar com o Antti! Agora torçam os dedos: 2-1!!
E, vamos lá ver se pelo menos não chove. E se fazemos claque em força. E que seja um bom jogo!

sábado, setembro 02, 2006

Dizem vocês que está calor por aí?

Estava a ler o jornal Helsingin Sanomat e não pude deixar de sorrir e achar... peculiar esta notícia. Isto porque apesar de ter passado aqui o verão, a minha "escala termométrica" mantem-se a de Portugal. Então aqui vai a notícia:
«August temperatures near record levels

The month of August crowned what has been a phenomenally warm summer in Finland. In the southern and western parts of the country as well as in Lapland, August was the warmest month of the whole season. In a long-term comparison, the August temperatures came very close to the all-time record levels from 2002 and 1937.
Apart from the very north of Lapland, the summer's mean temperatures in the entire country ranged between 15 and 18 degrees Celsius. This is a couple of degrees above the 1971-2000 average. In many areas the number of days when the mercury climbed above +25 Celsius was double the norm. The most "officially hot" days, 37 in all, were recorded in the municipality of Suomusjärvi in the province of Western Finland. The summer's highest temperature, +32.1 Celsius was measured in Lammi in Southern Finland.
The summer of 2006 was exceptionally dry. Helsinki's Kaisaniemi received only 34 millimetres of precipitation this summer. Comparisons with measurements taken since 1845 reveal that this was the lowest reading ever. The previous record, 47 millimetres, was from 1868. The capital area as a whole, as well as the Gulf of Bothnia, the northern arm of the Baltic Sea, received less than 60 millimetres of precipitation, which is less than a fourth of the long-term average. The longest spell of fine weather started in Kauhava on July 14th, lasting for four and a half weeks. The Kemi-Tornio Airport's five-and-a-half-week record from 1969 remains the longest-ever streak of clear skies in Finland.
Helsinki's Kumpula district, as well as the islands of Utö and Valassaaret, received a record-breaking 1,000 odd hours of sunshine this summer.»

sexta-feira, setembro 01, 2006

Há dias...

...em que ainda fico indignada com a obtusidade e falta de civismo deste povo!!