quarta-feira, agosto 30, 2006

Angel-A

A história é simples mas capta-nos desde o início: somos bonitos por dentro, e só tendo consciência disso seremos bonitos por fora e poderemos amar. E, tendo como cenário, a bonita Paris a duas cores...

terça-feira, agosto 29, 2006

Helsinki Complaints Choir



Afinal, parece que viver na Finlândia faz com que as pessoas sejam mais negativas em relaçao a este país e... a tudo, basicamente (como se pode confirmar no vídeo). Enjoy.

sábado, agosto 26, 2006

"El método"

Depois de muito olhar para o programa do festival de cinema, lá me decidi por este filme (digamos que era numa hora mais propícia). Sim, que pela primeira vez, olhei para uma lista enorme de filmes e queria vê-los (quase) a todos. Mas escolhi esta trama psicológico, uma co-produção espanhola, argentina e italiana.
Gostei bastante, embora o fim seja uma espécie de anticlimax. E mais não digo. Vejam.

sexta-feira, agosto 25, 2006

Notícias

Estava ainda agora a lêr o Jornal Público quando vi esta notícia:
<<Células estaminais: peritos portugueses entusiasmados com "revolução em medicina"
O anúncio da descoberta de uma técnica que permite cultivar células estaminais humanas sem destruir os embriões, feito ontem pela empresa norte-americana Advanced Cell Technology, constitui "uma revolução em medicina", considera o geneticista e investigador português Mário Sousa. O professor de Bioética Rui Nunes afirma também que "as reservas [éticas] caem totalmente por terra".>>
O grande avanco consiste cultivar células estaminais a partir de uma única, não sendo necessário destruir o embrião de onde é retirada. Mas para quê, estar aqui a tentar explicar quando podem a ler o artigo da Nature?
Ainda sobre notícias...
Aqui por estas terras tem sido notícia quase todos os dias os fogos nas florestas da Rússia (perto da fronteira com a Finlândia) que duram há semanas. Há dias em que a visibilidade é extremamente reduzida e o cheiro intenso, e já nem me recordo quando comecou. A polémica está na recusa por parte das autoridades russas em aceitar ajuda finlândesa e em cooperar pouco, alegando que ¨não há motivo para alarme". E enquanto mantêm a sua posicão orgulhosa e superior as florestas continuam a arder, há semanas!!! Durante esta semana, o fogo propagou-se a lixeiras, o que levantou uma grande preocupacão (pelas autoriadades finlandesas, claro!) devido aos compostos tóxicos que poderiam estar a chegar ao território. E parece que esta "novela" não vai acabar tão depressa! Mais notícias aqui.

quarta-feira, agosto 23, 2006

Cinema

Realmente, Agosto é mesmo o mês de super-actividade na Finlândia. Em resposta (um pouco atrasada ao André), que me perguntava o que havia de cinema alternativo por cá, aqui vão duas ideias.
Primeira, Espoo Cine Film Festival que está a decorrer e mostra filmes premiados de várias nacionalidades, que nunca chegam aos cinemas.
Segunda, Short Film Festival, que é constituído por mostras de pequenos filmes nórdicos (ficcão, animacão e documentário) em cafés e bares espalhados por Helsinki, durante 1 hora por dia e grátis. E, pelo menos durante esta semana, não me posso queixar que não tenho nada que fazer!

Para os investigadores... em dias cinzentos

terça-feira, agosto 22, 2006

"Night of the arts"

Na próxima quinta-feira, tem lugar em Helsinki o grande evento anual "Night of the arts", ´que faz parte do Helsinki Festival. Como dizem alguns, é apenas mais uma desculpa para beber uns copos pela noite fora mas, na verdade, são cerca de 140 eventos dedicados às artes que se prolongam pela noite fora (que é como quem diz, até às 2h da manhã). Eu, já animadíssima para ver montes de coisas quando descobri que o Programa está apenas em finlândes (e convenhamos que pedir a alguém para traduzir 140 eventos, é abusar da sua paciência...). Mas, se o tempo deixar (para este dia, o S. Pedro reservou uma chuvada valente), não vou deixar de visitar galerias até ao princípio da noite, assistir a concertos na rua ou em igrejas, ver um campeonato de barmen ou qualquer outra coisa interessante que se cruze no meu caminho.
Só animacão este mês em Helsinki!

segunda-feira, agosto 21, 2006

Um país muito à frente.

Um destes dias, a minha colega Sanna veio ter comigo para me mostrar alguns cursos que poderia fazer em Helsinki. Na verdade, estes cursos são ministrados numa espécie de "Escolas de Hobbies". Aqui existem 6 e os cursos contemplam artes (desenho, pintura, olaria, música, expressão dramática, etc.), desporto, línguas, informática, culinária, trabalhos manuais e nem sei que mais (a lista está em finlandês). Para além destes cursos, ainda é possível qualquer cidadão inscrever-se em cadeiras ministradas nas universidades. Isto tudo por um preço bastante razoável.
E hoje, era o dia de inscrição para os cursos de artes, a partir das 16h30. A procura é tanta que antes das 17h já alguns cursos estavam esgotados. E eu, por desígnios desconhecidos e imprevisíveis inscreví-me num. É verdade, eu num curso de artes, mais precisamente, desenho e pintura para principiantes!! (Claro que tinha de ser para principiantes e mesmo assim...) Ver se é desta que a minha veia artística desperta e ganho um pouco mais de jeito para estas artes, que tanto me atraem, mas para as quais não fui muito dotada (não se pode ser bom a tudo...). Amanhã, são as inscrições para os cursos de desporto. Ver se apanho um curso de Yoga. Espero é que a inscrição pelo telefone seja mais fácil que a de hoje, onde estive 5 minutos a soletrar o meu nome (nem digo quanto tempo decorreu o resto da inscrição)... E brevemente vou receber instruções do curso pelo correio (em finlândes, claro está!!) Ai... mal posso esperar pelo início das aulas!!

domingo, agosto 20, 2006

Um Domingo muito preenchido

Hoje, o último dia da estadia do Nuno, começámos a manhã no mercado: compritas e almoço num ambiente alegre e de verão, cheio de turistas e locais a gozar o bom tempo e a cidade. Entrei no espírito finlandês e comprei um litro de cerejas (sim, as frutas e vegetais de verão - morangos, cerejas e ervilhas vendem-se ao litro) e lá fomos nós contentes a comê-las pela rua.
Depois, era tempo de visitar o Kiasma, museu de arte contemporânea de Helsinki, que hoje celebrava uma "festa da família" que pretendia levar ao museu pessoas que habitualmente não o visitam. Entre as actividades especiais deste dia contavam-se visitas guiadas em várias línguas (incluíndo português), espectáculos de música do mundo no átrio do museu, barbecue para que as famílias fizessem um pic-nic nos jardins do museu e workshops.

Eu e o Nuno não pudémos deixar de ir ao workshop Joy of drumming!! Uma espécie de crash course de 30 minutos, para aprender a tocar Djembe. Um professor muito simpático que nos ensinou e tocar e cantar uma música de uma tribo das florestas da Guiné. E divertimo-nos imenso!

Depois do museu, uma corrida até ao Flow Festival que já tinha começado. Um festival de música mais... diferente (hoje, como centro o jazz). Engraçado, como o estilo de pessoas era bem diferente: gente gira, bem vestida. Isto num espaço mais intimista e bem catita. E ainda encontrei pessoal da escola de samba! Foi mesmo um dia que esticou e pareceu enorme!

sábado, agosto 19, 2006

Heureka

Sábado foi dia de Heureka. Este é um museu de ciência mas muito interactivo, que fica a poucos quilómetros de Helsinki.
Muitos jogos para brincar, experiências para testar, um cinema com ecrã 180º para gozar e muitas outras coisas que tornam a ciência tão apelativa e me fazem crescer o gosto pela área que escolhi.
A exposição temporária, de momento, era sobre espelhos. Muito giro, embora nem eu nem o Nuno tenhamos tido paciência para ler todas as explicações técnicas do que estava exposto e eu tenha saído com uma valente dor de cabeça.
No jardim, mais surpresas, incluindo relógios de sol, baloiços onde pudémos realmente andar (não estavam vedados a adultos!!) e um túnel de vento brutal!

Mais uma vez, foi bom sentir o entusiamo infantil por umas horas!

Um gostinho da noite finladesa

Ontem, grande acontecimento em Helsinki: campeonato de fogo de artifício! A minha colega Sanna convidou-me para ir ver para o parque com alguns amigos e tomar um copo. Resultado: conheci um personagem excelente (e nada típico finlandês, excepto na quantidade de álccol que ingere!!), o Panu e vi Helsinki com tanta gente na rua, como nunca antes!! Espectacular!!
A "noite" começou por volta das 20h30 com uns copos num bar (descobri que nos supermercados e lojas só se pode vender álcool até às 21h, pelo que essa hora era de grande afluência e correria aos supermercados). Depois foi ir "sardinha em lata" até ao parque Kaivopuisto, de onde a vista para o fogo-de-artifício era perfeita.
Mais tarde, ir para noite até depois das 3h e descobrir que afinal a malta por aqui também sai e se diverte, embora para quem não conheça "os quantos à casa" pareça um deserto de cidade a partir das 21h30. Pior foi ter de pagar (obrigatoriamente) bengaleiro num bar, mas valeu bem a pena pela companhia e bom ambiente.

sexta-feira, agosto 18, 2006

"Parar para viajar"

Agora mesmo, recebi um mail que me deixou presa ao computador e me fez pensar na vida e sonhar. Ora, o mail falava da Filipa e do João que resolveram Parar para Viajar! 8 meses à volta do mundo para conhecer países como Brasil, Bolívia, Nova Zelândia, China ou Cambojda. Claro que a oportunidade não surge a todos (é preciso ter uma condicão financeira, etc) mas... e se surgisse? Teríamos coragem para deixar tudo para trás e sermos cidadãos do mundo por uns meses?...
Não deixem de espreitar o blog.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Weeeeeeeeeeeee

Ontem foi dia de Parque de diversões!! Lá fomos eu e o Nuno (que chegou na 2ª) para Linnanmäki. Grande ideia a de comprar-mos um bilhete que nos permitiu andar em tudo. E foram montanhas russas (com várias repeticões), carrocél, carrinhos de choque, casa de diversão (mais para criancas mas muito, muito fixe) e daquelas diversões-que-só-de-ver-já-o coracão-bate-bem-depressa. Pior mesmo, foi uma diversão que nos deixou aos dois k.o. e bem que devia ter um aviso: “se preserva o seu bem estar, não vá”. Horrível!!! Mas foi muito bom ser crianca por umas horas!!

A visita do André

Depois de dias muito preenchidos, sem muito tempo para contar as novidades por aqui, já é tempo de escrever o que têm sido estas dias.
No Sábado, eu e o André fomos para Tallinn, encontrarmo-nos com o meu amigo Juhan e a mana Epp, que seriam os nossos guias na cidade e arredores. Um passeio na floresta de 3 km (que afinal eram 7), passeio nos pântanos, umas tentativas de jogar golf, uma noite nos copos, uma visita à Old town debaixo de chuva e uma boleia até casa por um desconhecido simpático!! Foi este (muito resumidamente) o nosso fim-de-semana. Pessoas simpáticas, cidade bonita, óptima companhia. Muito, muito bom!
Depois, foi regressar a Helsinki, essa bela localidade...ou não!!... Como diz o amigo do André: “o melhor de Helsinki é S. Petersburgo”. Espero em breve poder (ou não) confirmar.
Obrigada André pela companhia. Foi um prazer ter-te por cá. Espero que não tenhas ficado muito desiludido.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Vem aí uma visita

Chega hoje à noite, directo de Lyon, o André que conheco desde há uns quantos anos, que vêm a ser (apercebi-me no outro dia) metade da minha vida.
Companhia, fim-de-semana em Tallinn, uns copos na próxima semana... Promete!!

quarta-feira, agosto 09, 2006

hummm...

terça-feira, agosto 08, 2006

Correiiiioooooo!!!

Hoje o meu tapete de entrada estava bem "composto": um postal muito, muito catita da Cátia e A primeira carta que recebo!!! Obrigada mana! Adorei as duas! Prometo retribuir!
Bjinhos.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Já tenho bilhete!!

domingo, agosto 06, 2006

Ankkarock

Hoje fui ao Ankkarock, que é como quem diz um grande festival rock (/metal) de verão. Sim! É mesmo verdade! Fui! Uma colega do trabalho convidou-me e foi tão simpática, não tive coragem de dizer que não. Confesso que a ideia de ir a um festival de rock na Finlândia me assustou bastante. E a viagem de comboio até lá ainda veio intensificar mais os meus receios. Mas não é que foi giro e me diverti bastante?!! A companhia foi boa (não que interessasse muito pois só o facto de TER companhia já era bastante bom), a música também, o tempo espectacular (até contribuiu para o meu bronze e não me senti deslocada no meio de tanta gente branquinha) e ainda deu para apreciar imensos finlandeses altos e espadaudos em troco nu!!...
Quanto aos habituais -ou menos- comportamentos (ver post anterior) devo dizer que o meu bairro é bem mais prolífero. Considerando o ambiente do festival, bem mais ameno! Gostei mesmo! Obrigada Sanna.

(não se vê, mas estavam a tocar os "The Rasmus")

sexta-feira, agosto 04, 2006

Nem imaginam o que me aconteceu esta semana!!

É verdade! Para além dos habituais bêbedos e pessoas exalando odores (indiscritivelmente) nauseabundos, esta semana consegui ainda incluir no meu dia-a-dia: um senhor mais-que-bêbedo no eléctrico, sem camisa, meias ou sapatos e com um sauerkraut na mão (estão a imaginar a linda cena!!), senhoras com ar de terem sido espancadas e, o inimaginável dos inimagináveis, um senhor a masturbar-se na paragem onde apanho o autocarro!! É verdade, Não queria ter de dizer estas coisas no meu blog, mas teve de ser!!! (dizias tu, mana, que a Finlândia nem é assim tão ma quanto eu a pinto. Pois...) E acabando de chegar a casa, ainda descubro que o meu vizinho de baixo saiu de casa e, por estar completamente bebêdo, esqueceu-se de tirar as batatas do lume. por pouco não começava um incêndio!
Mas para compensar estas maluqueiras todas, hoje fui a mais um concerto de graça: Orquestra nacional juvenil da Irlanda. Memorizem! Ora deixa ver os pontos altos: uma violoncenista que não parou de sorrir enquanto tocou; um trompetista que nas suas pausas fez mímica de um dos cinco percurssionistas (um dos quais tocava bateria); o facto de haver um teclado na orquestra; os músicos irem gritando "Yai" ao longa da peça; o pianista dirigir a orquestra; ou talvez a orquestra dar saltinhos nas suas cadeiras ao compasso da música! Isto tudo em mais de 2 horas de concerto!! Bestial!
Mas agora vou dormir que amanhã cedo é dia de lavandaria (do outro lado da cidade). E não convém aparecer de olheiras. Já que nos filmes acontecem sempre muitos episódios interessantes (envolvendo, normalmente, homens altos e espadaúdos), mais vale estar prevenida e no meu melhor. Certo?
Bjinhos.