quinta-feira, junho 29, 2006

Hoje é dia de festa...



Ora aqui estão as prendinhas e postais tão giros que recebi, alguns já sentadinhos na minha sala a olhar para mim há uma semana. E eu resisti!!... Ok, a da frente, é uma pseudo-prenda, dada por moi. Chocolatoterapia!!
E não resisto a deixar aqui a mensagem mais gira que recebi!! E o prémio vai para: a mãe. Nada como um postalito cheio de carinho da mãe. E não deixo ninguém copiar!!!...

«Sabonária do dia-a-dia

Utilizar:
1 dose bem cheia de Amor
1 dose " de Carinho
1 dose " de Tolerância
dissolvidas num pouco de compreensão

Depois mergulha a Alma,
Esfrega as Mágoas e
Enxagua as saudades

Sacode as tristezas,
Estende as Alegrias
Enxuga as Lágrimas e
Apanha as Amizades.

Em seguida, dobra tudo com muito cuidado e arruma bem dentro de ti tudo o que de "limpo" e "cheiroso" apanhaste do estendal da Vida.»

Mais uma vez, obrigada a todos pelas mensagens e carinho que me enviaram (se por acaso, te esqueceste desta data tão importante, e achas que um postalito ou uma prendinha seria agora despropositado, não te acanhes e esqueçe essa ideia. Estás à vontade, sempre a tempo!!!... ; ). Sem eles, este seria apenas um dia igual aos outros.

Bjinhos e um abraço muito apertado!!!

PS - Ainda há umas fatias de bolo e vinho do Porto. Se alguém quiser passar cá...

Parabéns a mim!!!

quarta-feira, junho 28, 2006

"Olá", "Adeus" e outros desentendimentos em finlandês

Há já algum tempo que não relatava aqui as peripécias do meu dia-a-dia.
Ora, quando se aprende uma nova língua, as primeiras palavras e as mais fáceis costumam ser "olá", "adeus" e "obrigado". Sempre simples e não muito complicadas. Mas não por aqui!
O meu dicionário informava que "olá" se diz "hei", "obrigado" "kiitos" e "adeus" "näkemiin". Confesso que nunca ouvi esta última palavra por aqui!! Quanto ao "obrigado" estamos bem: é fácil, compreensível, no worries. Mas o resto... "Olá" é "hei". Mas também pode ser "moi". "Adeus" pode ser "moi", "moi moi", "hei hei", é à vontade do freguês...
O problema surge quando, numa loja, p.e., queremos ser simpáticos e cumprimentar e o cérebro dá ordem para dizermos "hei". Mas enquanto o sinal não chega ao seu destino, eis que a senhora da caixa diz "moi". Too late! O sinal já foi enviado pelos meandros do cérebro e imediatamente respondemos "hei". Olhar estranho da senhora da caixa... franze o sobrolho... ficamos embaraçados... Até ao dizer olá nos sentimos outsiders. Escusado será dizer que não me vou aventurar nos meandros desta língua!
E foi a minha divagação de hoje.

terça-feira, junho 27, 2006

Which of Santa's Reindeer Are You?

Como a moda dos testes continua pelos blogs dos amigos, aqui vem um a propósito do fim-de-semana passado.

You Are Rudolph
Sweet and shy, you tend to be happiest when you're making someone else happy.
Why You're Naughty: You sometimes stick that nose where it doesn't belong
Why You're Nice: Christmas would be a sad affair without you!
Which of Santa's Reindeer Are You?

segunda-feira, junho 26, 2006

Midsummer

E eis que se passou o grande fim-de-semana do Midsummer!!!
Receita: quatro portugueses dados a muita conversa e duas inglesas, bom tempo e uma cabana na lapónia!

Depois de uma viagem de 10h (com direito a olhares mortírefos dos passageiros pelo nosso granel e a (inimagináveis) odores corporais habituais finlandeses) chegámos a Rovaniemi, mais precisamente à estância de ski de Ounasvaaren Pirtit e deslumbrámo-nos com a nossa cabana!!! Sauna e tudo!! O máximo!!

A cabine e os arredores

Sábado foi dia de visitar a aldeia do Pai-Natal e cruzar o círculo polar Ártico. Realmente, estranho ouvir cânticos de Natal quando está um grande sol e calor, mas foi muito engraçado. O pai-Natal em pessoa e o seu elfo conversaram connosco e ainda disseram umas palavritas em português. E após a foto do praxe a Joana ainda teve tempo de esclarecer com o senhor de barbas brancas: afinal o Rudolfo é uma rena ou "um reno"?


A aldeia do Pai-Natal

Depois, tempo de jantar e borga!! Um fim-de-semana animado este!


A diversão

Mas confesso que podia ter acabado melhor: a viagem de regresso - 10h (graças ao meu bilhete não ter lugar marcado e se poder comprar bilhetes nos comboios) foi feita, primeiro a saltitar de lugar, acabando mesmo por me sentar no chão à porta do WC (ainda fui sortuda. houve pessoas que já nem chão tiveram e fizeram a viagem em pé). Isto na Finlândia!... Mas já recuperada e pronta para a próxima aventura!

Bjinhos à Joana, Sara, Tiago, Kiren e Becky.

quarta-feira, junho 21, 2006

Ele vem aí!

O Midsummer já anda no ar por aqui e como não sei explicar a essência deste tão grande evento, resolvi transcrever parte de um texto que encontrei. Aqui vai:


Midsummer - The Longest day


«Midsummer (Juhannus) is my favourite public holiday in Finland. unlike other holidays, on Midsummer you don't get the feeling that you "have to" have a good time. There is a much more relaxed atmosphere. It doesn't really matter what you do and where you are, you are just happy to be at the high point of summer, feeling the magic of the moment.
The traditional Juhannus was celebrated on the 24th of June, but I guess some modern Finn, maybe a union leader, or an IT corporation president, or was it a sausage manufacturer, decided the holiday would be more convinient on a Saturday. [na sexta-feira anterior também é feriado] Hence it can fall on any date between the 20th and the 26th of June.
Midsummer was originally a pagan celebration, but the church has made the holiday more acceptable to the religiously inclined by slipping John the Baptist into the package. And to make the flag makers happier, it is considered a flag day [ao contrário do que se passa em Portugal, a bandeira aqui não é hasteada apenas nos feriados mas em todos os "flag days". E qualquer pessoa pode hastear a bandeira, tendo a maioria dos prédios e residências um poste. Os edifícios públicos hasteiam uma bandeira com um brasão no centro.]
In the old days, young girls used to lean over wells naked in order to see their future groom's reflections. Even if the naked girl didn't see any reflections, she probably ended up with plenty of potencial grooms lurking around the well. Another quaint customwas that women would roll around naked in wet grass to cast some kid of romantic spell. Call me old-fashioned but I believe this custom should continue - in the name of culture of course. Women would also gather seven kinds of flowers or put nine herbs under their pillows believing this to be an aphrodisiac. What what did the men do? What they always do in situations of uncertainty: they build something. In this case they erected giant Midsummer poles.
These days, on Midsummer in modern Finland, half the population waits in huge lines at supermarkets buying at least a year's worth of supplies, waist in huge lines at gasoline stations paying the highest price of the year, gets into huge traffic jams in order to leave the city, so they can relax at their country cottages repairing all the winter damages. The other half gets married.»
Russel Snyder


Por mim, vou passá-lo a Rovaniemi (plena Lapónia, onde se situa a aldeia do Pai Natal) para ver o sol-da-meia-noite, em muito boa e animada companhia tuga. Isso é que vai ser!!...

segunda-feira, junho 19, 2006

Desfile de samba e não só

Mais uma vez, o fim-de-semana foi repleto de eventos. No Sábado, aconteceu o “Samba Carnaval”, desfile e concurso de escolas das redondezas. Helsinki acorreu à Esplanadi (avenida turística) para “ver a banda passar” e aproveitar o sol. Foi bem giro embora de samba tenha tido muito pouco (vi no máximo 10 pessoas que sambavam, ou outros bem se mexiam mas...) e as músicas eram todas em finlandês.

Não vi o desfile até ao fim porque não queria perder o jogo da seleccão. Lá percorri a baixa da cidade à procura de portugueses em volta de um televisor num bar qualquer, mas acho que definitivamente não queriam a minha companhia pois desapareceram e não encontrei conterrâneos. Um pouco desiludida, lá fui para casa, porque sempre havia o relato da Tsf. Definitivamente a sorte não estava do meu lado, e o site deu para fazer greve. Então, para acabar bem o dia fui até à praia. Sim! É verdade! Helsinki tem muitas praias (a maioria em pequenas ilhas) e dizem os de cá que no verão a temperatura da água chega aos 25ºC (ainda não me atrevi a experimentar, mas está para breve). E estava bem concorrida!! Parece-me é que já não fico completamente disfarçada no meio deste povo de pele branca como eu porque, já andam todos mais do que morenos (ou na maioria dos casos, “lagosta”). Em Portugal, por termos muito sol, acho que já não dou tanto valor ao verão e calor. Mas aqui, aproveito todos os raios. Uma espécie de carregar baterias para os longos dias escuros e frios do Inverno. Mas até lá, é viver ao máximo os dias de luz que terminam após a meia-noite, o calor o cheiro a verão e o bom humor dos finlandeses. Bjinhos.

quinta-feira, junho 15, 2006

Depois de um silêncio...

Depois de uma semana de interrégnio, cá estou novamente. Houve até vários acontecimentos dignos de nota: recepção na embaixada, jantar com o meu amigo Antti, dia de Portugal, dia de Helsinki, início do Mundial e 1º jogo de Portugal... enfim muitos eventos sobre os quais podia ter divagado e escrito muita coisa. Mas, para vos dar um pouco de sossego (e porque a preguiça e a falta de vontade de escrever rondaram por aqui) vou deixar pouquinhas fotos e esperar por algum futuro evento digno de registo. Bjinhos

quinta-feira, junho 08, 2006

Andreia, perigo no passeio!

Ainda não vos tinha contado como já, por diversas vezes, quase fui atropelada! Quando estava no passeio!! Coisas de países nórdicos a que não estamos habituados... Ora, por estas bandas, os passeios estão divididos (se não fisicamente, pelo menos intuitivamente) em duas pistas: a mais perto da estrada para bicicletas e a outra para peões. Quando cheguei a Helsinki ainda praticamente não havia bicicletas por ser Inverno e portanto o passeio era "todo nosso". Mas agora, quando decidimos atravessar a rua, não basta dirigirmo-nos à beira do passeio. Antes, é necessário olhar para um e outro lado, para atravessar primeiro a faixa das bicicletas. Para quem não tem este gesto mecanizado, torna-se problemático. Pelo que já quase fui atropelada por alguns ciclistas (que, consequentemente, seriam albarroados dos seus veículos por moi). São estas diferenças entre culturas e a nossa adaptação (mais ou menos longa) a elas que tornam a vida noutro país tão peculiar e lhe dão graça.
Ver se me lembro de olhar para ambos os lados da próxima vez que quiser atravessar o passeio!!!...

segunda-feira, junho 05, 2006

"Unsocial"

(sorry pela má qualidade da fotografia, mas já foi figura triste o suficiente tirar esta...)

Desde que aqui cheguei, que me saltou logo à vista a profusão de botões "stop" nos autocarros. Por aqui impera a lei do: não incomoda, não pede licença, não dirige a palavra ao estranho do lado. E portanto, tem de se chegar a um botão a partir de qualquer lugar. Parece um concurso: quantos botões consegues colocar num só autocarro? Ainda os hei-de contar...

domingo, junho 04, 2006

Domingo...dia de ócio...

sábado, junho 03, 2006

Sísifo

Recomeça...
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar
E vendo,
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga

sexta-feira, junho 02, 2006

Ipsat em Luukki

Quinta-feira foi dia do habitual convívuo anual de todos os trabalhadores da Ipsat therapies Oy (todos, todos, não. Ouve algumas ovelhas negras que alegaram ter imenso trabalho e não quiseram ir! Entendam-se os finlandeses...) Dia de convívio, com refeições às custas da empresa, num dia de trabalho, com jogos e animação... Poderia haver melhor??!!

O programa das festas para este ano era passarmos o dia na floresta, num parque natural (Luukki) a 30 min de distância do centro de Helsinki. Começámos com um churrasco, que por estas bandas é sinónimo de salsichas e salada de batata. Em seguida, uma actividade de team building: orientação com algumas perguntas e actividades pelo meio. O colega Tapsa (aquele que conversa comigo sobre tempo) organizou tudo e teve a atenção de incluir perguntas sobre Portugal, escolher para o meu grupo pessoas que falam muito bem inglês (não que tenha feito muita diferença, mas valeu o esforço...) e ainda escreveu o nome da minha equipa em português (eu pertencia aos "macacos").


Após as perguntas e outros desafios, e o divinal repasto, chegou o momento de pedir voluntários para a prova que decidiria tudo. Lá foi a Andreia fazer algumas figuras muito tristes (como podem ver em baixo) mas que deram a vitória aos macacos. Daí o grande moto do dia: "APES ROCK, HALLELUYAH!!"


Foi um dia muito giro, com muitas gargalhadas (embora todas em finlândes...) onde deu para perceber ainda melhor como a formalidade não existe em demasia e todos são tratados da mesma forma: qualquer colega fala comigo exactamente da mesma maneira que fala com a directora da empresa e todos se tratam pelo primeiro nome, com muita descontracção. Foi um dia muito bem passado. Para qundo o próximo?

quinta-feira, junho 01, 2006

Dia Mundial da Criança

«É uma dia em que cabem
todos os dias do ano
e as coisas mais bonitas
que não podem causar dano:
os sonhos e os brinquedos,
as festas, as guloseimas,
a sombra de alguns medos,
a casmurrice das teimas
e também, com fartura,
o afecto e o carinho
com que se faz a ternura,
para mostrar ao mundo
que a guerra é uma loucura
e que o gosto de ser menino
é o nosso eterno destino.»

José Jorge Letria

Longos dias de verão

Por aqui os dias já são bastantes grandes e, na verdade, já não vejo o céu completamente escuro há algum tempo. Às vezes é complicado conciliar o sono e estas imponências da natureza (especialmente se não se tem cortinas "blackout") mas dá a sensação de estarmos em maior harmonia com o mundo que nos rodeia. (Desconfio que no inverno, esta harmonia se vai transformar em quase desespero, mas por enquanto... sabe bem estas imensas horas de luz!!)

22h40:


0h30: