terça-feira, outubro 31, 2006

De volta...

... há já uns dias. Mas depois de muitas noites mal dormidas e muita animação é preciso recuperar energias e enfrentar uma semana de trabalho. Os posts sobre a mavilhosa S. Petersburgo estão a caminho, as fotos a ser organizadas... Mas quer-me parecer que a minha capacidade de escrita não vai ser suficiente para transmitir o quanto gostei da cidade e o que esta me marcou! Mas posso dizer que as primeiras impressões foram de grandeza, agitação, beleza e melancolia. A ideia de uma Rússia (já sei, já sei: S. Petersburgo não é propriamente a Rússia) um pouco atrasada no tempo e um tanto repressiva e reprimida foram apagadas, embora as marcas de pobreza estejam presentes um pouco por todo o lado.
Uma cidade espectacular que merece ser descoberta.

(ao fundo, na outra margem do rio Neva, ve-se o palácio de Inverno, um dos 5 edifícios que albergam o Ermitage.)

quarta-feira, outubro 25, 2006

E aí vamos nós!!!

Os 3 estarolas já estão reunidos e prontos para uma viagem que se avizinha fantástica. Sim, que isto de ir à Rússia não é para qualquer um! Passadas as caras de espanto a olhar para as perguntas absurdas do impresso do visto, e umas quantas delegações à agência de viagens, já está tudo certo. A Veneza do norte nos aguarda.
Deste país só tenho presentes as imagens dos filmes passados no tempo da guerra fria, uma memória difusa de um livro de Dostoevsky e uns relatos um pouco preocupantes de visitantes a este país. Mas, com certeza, que as imagens e memórias que daqui vão nascer serão marcantes.
Passear de barco no Neva, percorrer as inúmeras salas e corredores do Ermitage (2º maior museu do mundo e com a maior colecção de arte), que ocupa uma praça e um quarteirão da cidade, visitar o Palácio da Catarina ou deambular pela Nevsky Prospekt. A juntar aos passeios turísticos, há ainda uma noite no ballett e um jantar típico.
Acho que 2 dias, com toda certeza, vão chegar para nos deslumbrarmos com esta cidade onde, até as estações de metro são obras de arte. E aí vamos nós!!

terça-feira, outubro 24, 2006

Sabedoria popular

Há uns dias comprei um livro que é uma espécie de “Survival guide” da Finlândia e que foca os principais aspectos da vida neste país, sempre com um tom humorístico. Pela primeira vez, ouvi provérbios finlandeses e, mais clara ficou a ideia de que a sabedoria popular é idêntica em todo o mundo. Alguns dos provérbios mais engraçados:

- "Não saltes antes de chegares à valeta" que é como quem diz "Não deites foguetes antes da festa"
- "Paz na terra e os Russos em Moscovo" (sempre as inimizades entre vizinhos. Ok, o nosso é um pouco mais bem comportado mas mesmo assim "De Espanha, nem bom vento, nem bom bom casamento")
- "Quem viaja com o tocador tem de ouvir as suas melodias" que é como quem diz "Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele"
- "A fome ensina um lapão a caçar" ou o nosso equivalente menos preconceituoso "A necessidade faz o engenho"
- "Mutuamente exclusivos: bom e depressa" ou em português "Depressa e bem não há a quem"
- (o meu favorito) "Quem quer subir a árvore tem de começar no fundo e voar quando chega ao topo." (ok, sem equivalente...)

Agora, aqueles completamente... sem palavras:
- "Antes um verão sem uma vaca do que o Natal sem uma mulher."
- "O visitante tem duas opções: chegar e partir." (nada como o acolhimento e calor do povo finlandês...)
- "Comporta-te na sauna como na igreja."

E viva a sabedoria popular!

sexta-feira, outubro 20, 2006

Olha quem passou por cá hoje!

Primeiros flocos de neve!

Hoje, quando acordei, olhei para o termómetro e pensei: 2ºC!! A temperatura está mesmo a baixar! E quando saí do autocarro, começa a nevar. Assim, uma neve "molhada" (os finlandeses têm uma palavra própria. Aliás existem várias palavras para os diferentes tipos de neve). Mas, mesmo assim, tráz uma magia diferente a este dia.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Sem palavras

Estava há pouco a ler o jornal quando deparei com a seguinte notícia: "Quase metade dos espanhóis é favorável a uma união entre Portugal e Espanha". A notícia cita estudos de opinião realizados por uma revista de nuestros hermanos a portugueses e espanhóis sobre a fusão dos dois países. Ora, pergunto eu: quem, no seu perfeito juízo, se lembrou de levantar esta questão?? Digam-me que não sou só eu que acho esta sondagem ridícula e o seu autor (quem quer que ele seja) digno de pouco crédito. Não que desgoste da nação vizinha, mas.... o que é isto?? Confesso que ainda estou meio desnorteada ...

segunda-feira, outubro 16, 2006

Finlandeses e reflectores

Quando aqui cheguei constatei que os finlandeses têm uma particular e estranha atracção por reflectores: braçadeiras, bonecos pendurados nos casacos e mochilas, tiras nas calças... Há para todos os gostos! Até no curso de culinária nos deram! E o facto de estarmos numa cidade, no século 21, onde existe iluminação nas ruas, os carros dispõem de faróis e ainda há luz solar por cerca de 10h, na verdade, não tem muita importância. E, todos os dias, lá passam por mim contentes, com as faixas nos casacos e os bonecos a baloiçar. Behond me.

sábado, outubro 14, 2006

Nem mais!

A pensar em todos aqueles que achavam a publicidade um pouco... estúpida, e não é que vem mesmo a calhar.

quarta-feira, outubro 11, 2006

A febre amarela está de volta a Helsinki

Pois é, mais uns saldos loucos do Stockman. Passei por lá... Talvez possam ser comparados ao Colombo na semana antes do Natal. Estão a imaginar!! É uma enchente de pessoas, de cartazes amarelos e sacos amarelos, e pacotes, e balões amarelos... Eu entrei... e saí no instante seguinte. Ainda por cima, os senhores pensam bem no marketing e em cada dia existem promoções especiais (que vêm num catálogo) e outras espontâneas. O que quer dizer que Helsinki em peso vai ao Stockmann todos estes dias (começou hoje e acaba no Sábado).
Se pensavam que a sociedade portuguesa era extremamente consumista... venham cá espreitar.

sábado, outubro 07, 2006

As coisas boas da vida:

1. Apaixonar-se.
2. Rir tanto até que as faces doam.
3. Um chuveiro quente num Inverno frio.
4. Um supermercado sem filas nas caixas.
5. Um olhar especial.
6. Receber correio.
7. Conduzir numa estrada linda.
8. Ouvir a nossa música preferida no rádio.
9. Ficar na cama a ouvir a chuva cair lá fora.
10. Toalhas quentes acabadas de serem engomadas...
11. Encontrar a camisola que se quer em saldo a metade do preço.
12. Andar descalço na relva.
13. Uma chamada de longa distância.
14. Um banho de espuma.
15. Rir baixinho.
16. Uma boa conversa.
17. A praia.
18. Encontrar uma nota de 20 euros no casaco pendurado desde o último Inverno.
19. Rir-se de si mesmo.
20. Chamadas à meia-noite que duram horas.
21. Correr entre os jactos de água de um aspersor.
22. Rir por nenhuma razão especial.
23. Alguem que te diz que és o máximo.
24. Rir de uma anedota que vem à memória.
25. Amigos.
26. Ouvir acidentalmente alguem dizer bem de nós.
27. Acordar e verificar que ainda há algumas horas para continuar a dormir.
28. O primeiro beijo.
29. Fazer novos amigos ou passar o tempo com os velhos.
30. Brincar com um cachorrinho.
31. Haver alguém a mexer-te no cabelo.
32. Belos sonhos.
33. Chocolate quente.
34. Fazer-se à estrada com os amigos.
35. Andar de baloiço.
36. Embrulhar presentes sob a árvore de Natal comendo chocolates e bebendo a bebida favorita.
37. Letra de canções na capa do CD para podermos cantá-las sem nos sentirmos estúpidos.
38. Ir a um bom concerto.
39. Trocar um olhar com um belo/a desconhecido/a.
40. Ganhar um jogo renhido.
41. Fazer bolachas/bolo de chocolate.
42. Deitar-se num edredon acabado de lavar.
43. Passar tempo com amigos íntimos.
44. Ver o sorriso e ouvir as gargalhadas dos amigos.
45. Andar de mão dada com quem gostamos.
46. Encontrar por acaso um velho amigo e ver que algumas coisas ( boas ou más) nunca mudam.
47. Patinar sem cair.
48. Observar o contentamento de alguem que está a abrir um presente que lhe ofereceste.
49. Ver o nascer do sol.
50. Levantar-se da cama todas as manhãs e agradecer outro belo dia.

quarta-feira, outubro 04, 2006

A menos de 3 meses do fim...

...começo, de repente, a conhecer imensa gente e com perspectivas de uma vida social muito agitada! Agora, que me meti em montes de actividades e nem tempo para a lavandaria tenho...
Hoje então, foi o curso de culinária! Entre os participantes havia: alemães, espanhóis, uma italiana, um grego, uma lituana, uma austríaca, uma chinesa e um americano. Alguns, gente muito porreira e descontraída. Foi bem divertido e o jantar, no final, estava delicioso!!
E, quando fui espreitar os treinos de karate, descubro uma checa simpática. Fartámo-nos de conversar. A juntar ainda o finlandês que conheci na festa dos meus visinhos da frente... Portanto, agora é uma animação! Pena que já esteja a acabar o meu tempo por estas bandas. E se os próximos meses passarem tão rápido como Setembro!!...

segunda-feira, outubro 02, 2006

Suonenjoki

Ora, então aqui vai o relato deste último fim-de-semana em Suonenjoki, uma pequena localidade no meio da Finlândia, onde a chefe do Tiago e o marido têm uma lindíssima casa de campo.
Foi um fim-de-semana de relax, em que deu para apreciar a natureza e o estilo de vida dos finlandeses bem de perto. Foi mesmo fantástico.
Cheguei na sexta-feira à noite, bem a horas do jantar. A Pirkko e o marido são muito simpáticos e foi um serão de muita conversa. No Sábado,... bem o Sábado foi bem preenchido, apesar dos 4-5ºC. Saímos para uma caminhada na floresta, (e, não, não encontrámos nenhum urso. Verdade seja dita, não encontrámos nenhum animal nem ninguém). Ponto incontornável: a profusão de cogumelos!! Nunca vi tantos nem tão diferentes na minha vida (e duvido que alguma vez verei). Claro que os finlandeses conhecem-os bem e sabem aqueles que se podem comer, os que não se podem tocar, os que são muitos bons em saladas, aqueles mais raros e deliciosos... Mas antes de começar a apanha de cogumelos, foi tempo de Makkara! Esta é uma especialidade daqui: salsichas que se comem tradicionalmente assadas na fogueira, de preferência no meio da floresta.

Chegados a casa, tempo de preparar os cogumelos e... Sauna!!!! E jantar bem finlandês: guisado de Rena, salada de cogumelos, queijo típico com geleia... Boa comida, boa conversa, ambiente simpático. Relax...

Domingo, foi dia de dizer adeus, já a pensar em mais uma semana de trabalho, e mais umas horitas de comboio até Helsinki. Obrigada à Pirkko e ao marido e ao Tiago pelo convite! Adorei!!

domingo, outubro 01, 2006

Back "home"

Acabei de chegar do fim-de-semana fantástico com o Tiago e a chefe e está uma trovoada daquelas sobre Helsinki : )
Mas as fotos e relato destes dias terão de ficar para depois...
Ai...que amanhã já é segunda : (